1º Período

1º PERÍODO


DAC 1 – Vamos DESCOBRIR...

O objetivo principal deste DAC é partir da história da escola, a nível social, urbanístico e arquitectónico, para o conhecimento do bairro onde a escola se insere.


SESSÃO 1

Investigação e leitura de informação sobre a história de cada uma das escolas e do meio em que estão inseridas – trabalho em grupo.

Saída da sala de aula para pequena visita ao bairro, chamando à atenção dos alunos para algumas características do bairro e sobre alguns dos serviços disponíveis.
             
        
        
SESSÃO 2

Poliedros e não poliedros – características dos sólidos e sua identificação quanto ao número de faces, arestas e vértices.

Análise de planificações de sólidos geométricos e montagem de uma planificação de uma casa para a construção de uma maquete do “Bairro da Turma”.
       
      
                
SESSÃO 3

Distinção entre “profissão” e “instituição/serviço”.

Levantamento das profissões e respetivas instituições/serviços que existem no bairro da escola.

Realização de uma pequena entrevista, no sentido de entrevistar, na sessão 4, um convidado que virá à sala falar sobre a sua profissão e sobre a instituição onde trabalha.

Leitura de mapas/itinerários - exercício de orientação, pelo bairro, tentando encontrar todos os pontos assinalados num mapa.
       
          
         
SESSÃO 4

Entrevista à Drª Lúcia da Casa Menino de Deus (TP) e ao André da Casa do Gil (SJB) acerca da sua profissão e da instituição onde cada um trabalha.

Apresentação sobre diversas profissões, instituições e serviços.
   





SESSÃO 5

Realização de um peddy paper/percurso pelo bairro de Alvalade, em parceria com o Arquivo Municipal de Lisboa.
          
       
         
SESSÕES 6, 7 e 8

Apresentação sobre “O Azulejo” e como ele faz parte do nosso património cultural.

Definição de módulo e padrão - apresentação de alguns exemplos e exemplificação de como se pode criar um padrão.

Realização de padrões.

Realização de um porta lápis/canetas – revestimento de pequenas latas com os padrões realizados.
       


          
Visita a algumas estações de metro de Lisboa – sensibilização para os painéis de azulejos.
                     
           
Realização de um painel conjunto (com padrão) utilizando as cores quentes e cores frias.