3º Período

3º PERÍODO


DAC 3 – Vamos AGIR...

Neste DAC final, o objetivo principal é intervir. Pretende-se que os alunos desenvolvam um projeto e se envolvam diretamente na escola e no bairro em ações que possam contribuir para a melhoria, desenvolvimento e bem-estar da comunidade local. Desta forma desenvolverão o espírito de iniciativa, a autonomia e uma participação cívica mais ativa.


Projeto do 2ºA TP – “Nada se perde, tudo se transforma“



Tendo como principal preocupação,  a poluição dos plásticos nos oceanos, a turma começou por preparar uma apresentação sobre este tema, que posteriormente apresentou no Dia D do Agrupamento, assim como à comunidade escolar, sensibilizando os colegas e a família para a importância de separar e reciclar o lixo.
           
                     
Depois da sensibilização à comunidade escolar, a turma apetrechou-se de luvas e sacos de plástico e fez uma recolha de lixo pelo bairro da escola.
            
              
Finalmente, a partir da reutilização de lixo, a turma construiu uma árvore para reforçar a ideia de que as garrafas de plástico são das principais causadoras do maior índice de poluição ambiental, já que muitas terminam nos rios e nos oceanos.
Por outro lado, demonstraram que podemos aplicar ideias divertidas e originais para recicla-las e transformá-las em belíssimas obras de arte!
         
 
   
___________________________________________________
     
           
Projeto do 2ºB TP – “Pegadas pelo Bairro”
    
A partir do desenvolvimento de atividades relacionadas com a temática da proteção da Natureza/Ambiente, os alunos debateram quais as principais preocupações sobre a limpeza e preservação dos espaços do bairro onde a escola está inserida e escreveram uma carta ao Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade com essas preocupações.
     

Realizaram um inquérito e aplicaram-no à comunidade escolar.
   


Depois de terem feito o tratamento de dados, os resultados foram os seguintes:

    O bairro da escola é limpo?
        15 - Sim
        36 - Mais ou menos
        5   - Não

    A tua escola é limpa?
        23 - Sim
        27 - Mais ou menos
        6   - Não

    Costumas usar o ecoponto da escola?
        49 - Sim
        5   - Nem sempre
        2   - Não

    Em casa, costuma separar o lixo e colocá-lo no ecoponto?
        48 - Sim
        6   - Nem sempre
        2   - Não


Como forma de sensibilizar a comunidade escolar, realizaram “pegadas” com “Os 10 Mandamentos da Natureza” e espalharam-nas pela escola.
         
                    
Além disso foram às salas de aula dar a conhecer  “Os 10 mandamentos da Natureza”, neste caso, à turma do 2ºC.
           
              
Ainda houve tempo para realizar duas pegadas gigantes!
     




___________________________________________________
          
        
Projeto do 2ºC TP – “Espalhar Sorrisos”

O tema desta turma está diretamente relacionado com a temática da solidariedade.
Após debaterem a temática, foi desenvolvido o seguinte lema:
“Por cada boa ação que receberes, retribui com outra boa ação. Só tens de partilhar… e espalhar o teu sorriso!”



Foram elaborados cartazes para sensibilizar a comunidade escolar, assim como “smiles”, em forma de chupa-chupa,  para distribuir por quem praticasse boas ações.
   
   



A turma realizou um cartaz para promover o consumo de leite. Um bom sorriso também depende de uma alimentação saudável!
   


A partir do texto “O Abelhurso”, retirado do livro “A Arca de não é”, de Miguel Neto, os alunos inventaram os seus próprios seres compostos por metades de animais e adicionaram os desenhos  ao álbum dos sorrisos.



                 
               
Inspirado no Abelhurso e nos seres inventados pelos alunos, foi construído um painel (com dois lados) para a comunidade escolar poder fazer fotos e desta forma… espalhar muitos sorrisos!



Os trabalhos foram expostos e organizou-se uma angariação de fundos a favor da "Operação Nariz Vermelho".
             

   
   
___________________________________________________
     
     
Projeto do 2ºB SJB – “As profissões”
  

Os alunos abordaram a temática das profissões e debateram os seguintes tópicos:
    - Quem cuida da lei e da ordem?
    - Quem trabalha num hospital?
    - Que trabalhos artísticos existem?
    - Que tipo de artistas existem?
    - Quem se ocupa das notícias e da comunicação?
    - Quantas profissões são necessárias para construir uma casa?
    - Quem trabalha nas fabricas?
    - Quem trabalha na natureza?
    - Quem trabalha com os animais?
    - Que tipo de professores existem?
    - Que tipo de serviços existem? E o cliente tem sempre razão?

Cada aluno referiu qual a profissão que gostaria de ter quando fosse adulto e, no caderno diário, escreveram um texto acerca dessa profissão.
          



Após análise das habilitações literárias dos pais e mães da turma, os alunos desenvolveram atividades de organização e tratamento de dados.
             
              
Cada aluno fez uma pequena pesquisa sobre a profissão desejada.
Fizeram a apresentação oral da pesquisa realizada e expuseram os trabalhos.