3º PERÍODO
3º PERÍODO
DAC 3 – Vamos AGIR...
Neste DAC final, o objetivo principal é intervir. Pretende-se que os
alunos desenvolvam um projeto e se envolvam diretamente na escola e no bairro
em ações que possam contribuir para a melhoria, desenvolvimento e bem-estar da
comunidade local. Desta forma desenvolverão o espírito de iniciativa, a
autonomia e uma participação cívica mais ativa.
Projeto do 2ºA TP – “Nada se perde, tudo se transforma“
Tendo como principal preocupação, a poluição dos plásticos nos oceanos, a turma
começou por preparar uma apresentação sobre este tema, que posteriormente
apresentou no Dia D do Agrupamento, assim como à comunidade escolar,
sensibilizando os colegas e a família para a importância de separar e reciclar
o lixo.
Depois da sensibilização à comunidade escolar, a turma apetrechou-se de luvas e sacos de plástico e fez uma recolha de lixo pelo bairro da escola.
Finalmente, a partir da reutilização de lixo, a turma construiu uma árvore para reforçar a ideia de que as garrafas de plástico são das principais causadoras do maior índice de poluição ambiental, já que muitas terminam nos rios e nos oceanos.
Por outro lado, demonstraram que podemos aplicar ideias divertidas e originais
para recicla-las e transformá-las em belíssimas obras de arte!
___________________________________________________
Projeto do 2ºB TP – “Pegadas pelo Bairro”
Depois de terem feito o tratamento de dados, os resultados foram os seguintes:
O bairro da escola é limpo?
15 - Sim
36 - Mais ou menos
5 - Não
A tua escola é limpa?
23 - Sim
27 - Mais ou menos
6 - Não
Costumas usar o ecoponto da escola?
49 - Sim
5 - Nem sempre
2 - Não
Em casa, costuma separar o lixo e colocá-lo no ecoponto?
48 - Sim
6 - Nem sempre
2 - Não
O bairro da escola é limpo?
15 - Sim
36 - Mais ou menos
5 - Não
A tua escola é limpa?
23 - Sim
27 - Mais ou menos
6 - Não
Costumas usar o ecoponto da escola?
49 - Sim
5 - Nem sempre
2 - Não
Em casa, costuma separar o lixo e colocá-lo no ecoponto?
48 - Sim
6 - Nem sempre
2 - Não
Como forma de sensibilizar a comunidade escolar, realizaram “pegadas”
com “Os 10 Mandamentos da Natureza” e espalharam-nas pela escola.
Além disso foram às salas de aula dar a conhecer “Os 10 mandamentos da Natureza”, neste caso, à turma do 2ºC.
Inspirado no Abelhurso e nos seres inventados pelos alunos, foi construído um painel (com dois lados) para a comunidade escolar poder fazer fotos e desta forma… espalhar muitos sorrisos!
Os trabalhos foram expostos e organizou-se uma angariação de fundos a favor da "Operação Nariz Vermelho".
___________________________________________________
Cada aluno fez uma pequena pesquisa sobre a profissão desejada.
Fizeram a apresentação oral da pesquisa realizada e expuseram os trabalhos.
Além disso foram às salas de aula dar a conhecer “Os 10 mandamentos da Natureza”, neste caso, à turma do 2ºC.
___________________________________________________
Projeto do 2ºC TP – “Espalhar Sorrisos”
O tema desta turma está diretamente relacionado com a temática da
solidariedade.
Após debaterem a temática, foi desenvolvido o seguinte lema:
“Por cada boa ação que receberes,
retribui com outra boa ação. Só tens de partilhar… e espalhar o teu sorriso!”
Foram elaborados cartazes para sensibilizar a comunidade escolar, assim
como “smiles”, em forma de chupa-chupa, para distribuir por quem praticasse boas
ações.
A partir do texto “O Abelhurso”, retirado do livro “A Arca de não é”,
de Miguel Neto, os alunos inventaram os seus próprios seres compostos por
metades de animais e adicionaram os desenhos
ao álbum dos sorrisos.
Inspirado no Abelhurso e nos seres inventados pelos alunos, foi construído um painel (com dois lados) para a comunidade escolar poder fazer fotos e desta forma… espalhar muitos sorrisos!
Os trabalhos foram expostos e organizou-se uma angariação de fundos a favor da "Operação Nariz Vermelho".
___________________________________________________
Projeto do 2ºB SJB – “As profissões”
- Quem cuida da lei e da ordem?
- Quem trabalha num hospital?
- Que trabalhos artísticos existem?
- Que tipo de artistas existem?
- Quem se ocupa das notícias e da comunicação?
- Quantas profissões são necessárias para construir uma casa?
- Quem trabalha nas fabricas?
- Quem trabalha na natureza?
- Quem trabalha com os animais?
- Que tipo de professores existem?
- Que tipo de serviços existem? E o cliente tem sempre razão?
Cada aluno referiu qual a profissão que gostaria de ter quando fosse
adulto e, no caderno diário, escreveram um texto acerca dessa profissão.
Após análise das habilitações literárias dos pais e mães da turma, os
alunos desenvolveram atividades de organização e tratamento de dados.
Cada aluno fez uma pequena pesquisa sobre a profissão desejada.
Fizeram a apresentação oral da pesquisa realizada e expuseram os trabalhos.