2º PERÍODO
2º PERÍODO
(continuação do DAC 1)
SESSÃO 9
No início da aula, os alunos relembraram o passeio às estações de metro
de Lisboa e os painéis de azulejos que viram.
O professor fala sobre o património cultural e lembra a calçada da
praça do Rossio – calçada portuguesa.
Introdução sobre a calçada portuguesa e apresentação da história de
“Ganga”, o rinoceronte branco oferecido a D. Manuel I e em como este presente
contribuiu para o aparecimento da calçada em Portugal - visualização de
imagens.
Breve explicação sobre a profissão de calceteiro e visualização de
imagens de diversos tipos de calçada.
Depois da exemplificação do trabalho a realizar, os alunos fizeram um
trabalhos de imitação de calçada - trabalho a pares.
NOTA: As sessões seguintes (10-13), vêm na sequência da visita ao
Mercado de Alvalade Norte onde os alunos fizeram uma abordagem aos produtos
alimentares que lá se vendem.
SESSÃO 10
Leitura de um excerto retirado do livro “Ciclo do Chocolate” de
Cristina Quental e Mariana Magalhães.
Leitura dialogada do texto: Quantos parágrafos? Quem fala em cada travessão?
Compreensão do texto:
- Quem fazia anos?
- Quem fazia anos?
- O que é que estava delicioso?
- Que refeição faziam as crianças?
- O que usou a professora para mostrar o fruto desconhecido?
- Qual é a matéria-prima usada para fazer o chocolate?
- Que refeição faziam as crianças?
- O que usou a professora para mostrar o fruto desconhecido?
- Qual é a matéria-prima usada para fazer o chocolate?
Mostrar o fruto , o cacau e o cacaueiro (fotografias).
Identificar as partes da planta: raiz, caule, folha, flor e fruto.
Bilhete de Identidade do Cacaueiro e de outras árvores de fruto -
identificação das zonas de cultivo no mapa de Portugal.
SESSÃO 11
Roda dos
alimentos para identificação dos diversos sectores que a constituem.
Construção de
uma roda dos alimentos através de recortes de folhetos publicitários dos
hipermercados (trabalho de grupo / 5 elementos).
Situações
problemáticas envolvendo frutos (multiplicação).
SESSÃO 12
Diálogo com
os alunos acerca da visita de estudo realizada ao Mercado de Alvalade Norte.
O alunos
enumeram a tipologia de produtos alimentares que viram no mercado e agrupam-nos
em categorias: laticínios, frutos, produtos hortícolas, carne, peixe e pão.
Realização de
bancas para cada uma das categorias.
Construção,
em plasticina, de miniaturas dos variados produtos alimentares.
Matemática:
- O dinheiro
– o Euro
- resolução
de fichas sobre o dinheiro – notas e moedas.
SESSÃO 13
Montagem de
um “mercado” com as bancas realizadas na sessão anterior: laticínios, frutos,
produtos hortícolas, carne, peixe e pão.
Enquanto se
monta o “mercado”, os alunos escolhem um produto à venda no mercado e escrevem
uma adivinha em cartões coloridos A5.
Exemplo:
Sou um fruto
amarelo, comprido e venho da Madeira.
O meu melhor
amigo é o macaco.
Quem sou eu?
Dramatização
/ simulação de situações de venda e compra de produtos alimentares.
Os alunos têm
de:
- escolher um
dos cartões, ler alto a adivinha e responder
- iniciar a
compra/venda usando os princípios de cortesia (dizer bom dia, pedir por favor,
dizer obrigado, etc)
- fazer
contas, pagamentos e trocos com dinheiro – o Euro (notas e moedas)
___________________________________________________________________
DAC 2 – Vamos CONSTRUIR...
Neste DAC intermédio, o objetivo principal é que os alunos criem uma
ligação com o bairro e a sua comunidade e que isso sirva de base para um
trabalho conjunto, tendo como finalidade a construção de uma representação do
bairro.
SESSÕES 15, 16 e 17
SESSÃO 14
Visita ao
bairro para seleção dos edifícios/serviços que os alunos querem representar em
maquete e registo das características físicas dos mesmos.
Na sala de
aula, cada grupo define os materiais necessários para a construção da sua
maquete.
SESSÕES 15, 16 e 17
Realização
das maquetes.