2º Período

2º PERÍODO

(continuação do DAC 1)

SESSÃO 9

No início da aula, os alunos relembraram o passeio às estações de metro de Lisboa e os painéis de azulejos que viram.

O professor fala sobre o património cultural e lembra a calçada da praça do Rossio – calçada portuguesa.

Introdução sobre a calçada portuguesa e apresentação da história de “Ganga”, o rinoceronte branco oferecido a D. Manuel I e em como este presente contribuiu para o aparecimento da calçada em Portugal - visualização de imagens.

Breve explicação sobre a profissão de calceteiro e visualização de imagens de diversos tipos de calçada.

Depois da exemplificação do trabalho a realizar, os alunos fizeram um trabalhos de imitação de calçada - trabalho a pares.
            
                            

NOTA: As sessões seguintes (10-13), vêm na sequência da visita ao Mercado de Alvalade Norte onde os alunos fizeram uma abordagem aos produtos alimentares que lá se vendem.
     
     

SESSÃO 10

Leitura de um excerto retirado do livro “Ciclo do Chocolate” de Cristina Quental e Mariana Magalhães.
  
    

Leitura dialogada do texto: Quantos parágrafos? Quem fala em cada travessão?

Compreensão do texto:
- Quem fazia anos?
- O que é que estava delicioso?
- Que refeição faziam as crianças?
- O que usou a professora para mostrar o fruto desconhecido?
- Qual é a matéria-prima usada para fazer o chocolate?

Mostrar o fruto , o cacau e o cacaueiro (fotografias).

Identificar as partes da planta: raiz, caule, folha, flor e fruto.

Bilhete de Identidade do Cacaueiro e de outras árvores de fruto - identificação das zonas de cultivo no mapa de Portugal.
  
  

SESSÃO 11

Roda dos alimentos para identificação dos diversos sectores que a constituem.

Construção de uma roda dos alimentos através de recortes de folhetos publicitários dos hipermercados (trabalho de grupo / 5 elementos).

Situações problemáticas envolvendo frutos (multiplicação).


  

SESSÃO 12

Diálogo com os alunos acerca da visita de estudo realizada ao Mercado de Alvalade Norte.

O alunos enumeram a tipologia de produtos alimentares que viram no mercado e agrupam-nos em categorias: laticínios, frutos, produtos hortícolas, carne, peixe e pão.

Realização de bancas para cada uma das categorias.

Construção, em plasticina, de miniaturas dos variados produtos alimentares.

Matemática:

- O dinheiro – o Euro

- resolução de fichas sobre o dinheiro – notas e moedas.
             


        
         
SESSÃO 13

Montagem de um “mercado” com as bancas realizadas na sessão anterior: laticínios, frutos, produtos hortícolas, carne, peixe e pão.
    

Enquanto se monta o “mercado”, os alunos escolhem um produto à venda no mercado e escrevem uma adivinha em cartões coloridos A5.

Exemplo:
Sou um fruto amarelo, comprido e venho da Madeira.
O meu melhor amigo é o macaco.
Quem sou eu?

Dramatização / simulação de situações de venda e compra de produtos alimentares.
Os alunos têm de:
- escolher um dos cartões, ler alto a adivinha e responder
- iniciar a compra/venda usando os princípios de cortesia (dizer bom dia, pedir por favor, dizer obrigado, etc)
- fazer contas, pagamentos e trocos com dinheiro – o Euro (notas e moedas)
         
              
        
___________________________________________________________________
     


DAC 2 – Vamos CONSTRUIR...

Neste DAC intermédio, o objetivo principal é que os alunos criem uma ligação com o bairro e a sua comunidade e que isso sirva de base para um trabalho conjunto, tendo como finalidade a construção de uma representação do bairro.


SESSÃO 14
Visita ao bairro para seleção dos edifícios/serviços que os alunos querem representar em maquete e registo das características físicas dos mesmos.
Na sala de aula, cada grupo define os materiais necessários para a construção da sua maquete.
          
          
          
SESSÕES 15, 16 e 17
Realização das maquetes.